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Normas e Orientações Legais

Educação Infantil

I – Horário
1. Os horários de entrada e de saída devem ser rigorosamente respeitados, pois formar o hábito da pontualidade é importante para a vida social do aluno e para a formação do cidadão. Também nos dias em que houver atividades opcionais ou atividades especiais, os horários dessas atividades deverão ser respeitados rigorosamente. Desse modo, os alunos devem comparecer à escola com pontualidade, evitando atrasos e faltas desnecessárias.
2. Somente serão tolerados três atrasos por mês na primeira aula do dia. Nas demais aulas, os atrasos não serão permitidos. O atraso na primeira aula será de, no máximo, 10 minutos.
3. Os responsáveis devem deixar nos portões de entrada (Principal ou Drive) do colégio, onde ele será recebido pelos funcionários da escola. Horário de entrada 12h30 às 13h00.
4. Na saída dos alunos, nossos funcionários farão o acompanhamento das crianças no Drive para alunos a partir do Infantil 1 fase 1 ao Infantil 3, alunos do Berçário e Maternal os responsáveis deverão buscar as crianças diretamente na sala de aula e o prazo máximo será até às 18h20. Assim, pedimos aos responsáveis ou seus representantes legais que retirem o aluno no horário previsto, evitando eventuais problemas.
5. No caso de recados ou comunicados ao Colégio, os responsáveis devem fazê-lo por escrito. Se houver necessidade de contato direto com coordenadores ou professores , isso deverá ser agendado previamente, evitando-se, assim, recados ou comunicados no horário de entrada e saída dos alunos.

II – Segurança
Por causa da importância que o tema da segurança assume atualmente, exigindo mais cuidados por parte do Colégio e das famílias, pedimos aos responsáveis pelo aluno que observem, com atenção, o item abaixo:
1. Vindo de uma outra pessoa, que não seja a autorizada, buscar o aluno, é necessário que o responsável mande uma autorização escrita; caso este contato não seja efetuado, não poderemos liberar o aluno.

III – Uniforme
O uniforme é de uso obrigatório para todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo, inclusive nas atividades opcionais.
Ressaltamos que nas aulas de Educação Física, em outras atividades esportivas ou em qualquer atividade escolar, é exigido o uso de tênis adequados.
Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em cada peça do uniforme, inclusive na peça para muda ou troca, que também deverá ser do uniforme.

IV – SOE (Serviço de Orientação Educacional)
Acompanha o aluno em sua rotina, procurando orientá-lo, bem como sua família, com relação ao seu desempenho e integração no ambiente escolar. Por isso, quando necessárias, serão marcadas reuniões com os responsáveis, para que possamos, juntos, melhor compreender o aluno e cooperar para seu bom desenvolvimento.
Qualquer reunião solicitada pela família deve ser marcada com antecedência.

V – Ficha Médica/Informativa
Entregar a ficha para a professora de sala contendo todas as informações.
Solicitamos que comunique a Enfermaria/Coordenação qualquer alteração relacionada à saúde e/ou ao comportamento socioafetivo do aluno para que possamos estar atentos às suas necessidades.

Bem como, qualquer anormalidade quanto à saúde da criança para que possamos estar atentos a possíveis reações, inclusive alergias e medicamentos. A criança que contrair moléstia contagiosa deverá permanecer em casa, obedecendo as recomendações médicas. Nesse caso, a escola deverá ser informada por meio de atestado médico. Se por ventura a criança não estiver apta para realizar as aulas de Educação Física temporariamente ou indefinidamente, o laudo médico deverá ser encaminhado à escola.

VI– Pronto-socorro
Quando o aluno passar mal ou sofrer qualquer tipo de acidente, imediatamente informaremos o fato aos responsáveis indicados na Ficha Médico-Social. Se, entretanto, ao juízo da Coordenação, o caso parecer grave, levaremos o aluno, rapidamente, a pronto-socorro, clínica ou hospital pelos responsáveis na ficha acima mencionada ou ao mais próximo da Unidade, independentemente da presença dos responsáveis.

VII – Cadernos e pastas de atividades
O Colégio fornecerá os cadernos e pastas referentes às atividades desenvolvidas em cada nível, os quais permanecerão em classe, sendo encaminhados aos responsáveis ao término de cada semestre.

VIII – Refeições
O colégio oferece refeições equilibradas que recebem o acompanhamento da nutricionista, caso não faça a opção do nosso cardápio, o aluno deverá trazer, diariamente, seu lanche individual. Acreditamos que os responsáveis enviarão lanches saudáveis, caseiros, evitando produtos industrializados que possam ser nocivo às crianças, especialmente nesta fase da vida.

IX – Aniversário O Aluno poderá comemorar seu aniversário no Colégio, única e exclusivamente com amigos da sala de aula e irmãos. Para tanto, os responsáveis devem entrar em contato com a Coordenação ou com o professor, que determinará horário, e dará sugestões sobre o que deverá ser providenciado. Como essa é uma oportunidade de desenvolver a sociabilidade da criança, solicitamos aos responsáveis que não participem dessa comemoração no Colégio.

X– Avaliação
A avaliação qualitativa do desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social far-se-á mediante acompanhamento e registro individual de sua evolução.

XI – Observações importantes
Os responsáveis pelos alunos devem verificar, diariamente, a agenda escolar e, quando for o caso, assinar os comunicados.
As faltas devem ser evitadas e, quando ocorrerem, justificadas.
Em caso de ausências prolongadas, os responsáveis devem entrar em contato com a Coordenação.

XII- Metodologia
O método Objetivo sofreu mudanças significativas para melhor, utilizando o método da “mediação”. Ser mediador é se posicionar literalmente entre o ensino e a aprendizagem, ou seja, é não dar respostas prontas, e sim estimular a busca de respostas promovendo a reflexão, mostrando os caminhos, compreendendo as dificuldades e o motivo de elas estarem ocorrendo. Dessa maneira, o professor-mediador estará colaborando para a construção da autonomia dos alunos - seja de pensamento seja de ação - ampliando a participação social e dinamizando o desenvolvimento mental deles, de forma a capacitá-los a exercer o papel de cidadão do mundo.
E esse método proporciona a oportunidade dos pais compartilharem experiências com seus filhos através da “lição de casa”, que serão feitas pelos alunos a partir do Inf 2.

XIII- Projetos da Educação Infantil
Além do conteúdo apostilado, valores como respeito, amizade, responsabilidade, companheirismo , disciplina, enfim valores fundamentais na convivência humana, são trabalhados através de Projetos e a “Roda da Conversa” que tem como objetivo a construção de atitudes morais e transmissão de valores, com situações planejadas que possibilitam momentos ricos de reflexão e discussão em sala de aula.

Fabiana Guimarães
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

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