Institucional
Melhores Cabeças
Ensino Fundamental
Educação Infantil
Drive

6/1/17 - Alunos do 5º ano participam do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.


O Colégio Objetivo participa das atividades do programa com sua turma do 5º ano, com a orientação do policial militar Marcelo Maciel, o cabo Maciel, que atua no programa há mais de dez anos e que trabalha hoje com mais de 600 alunos, entre escolas da rede municipal de ensino e particulares.


“O Proerd aborda os assuntos relacionados as drogas e o quanto elas são prejudiciais a nossa saúde, para que desde pequenos eles tenham a conscientização sobre o tema. A gente trabalha de acordo com as apostilas, mas também deixamos as crianças a vontade para tirarem suas dúvidas, com perguntas e colocações durante as aulas”, destaca Cabo Maciel.


As atividades também são acompanhadas por um professor do Colégio, que vê o programa como ideal para as crianças. “É um trabalho de conscientização muito importante. Isso previne e faz com que a criança possa identificar determinadas situações, e saber o que não deve ser feito. Além disso, o programa é levado para a casa, e os temas podem ser discutidos com os familiares”, conta a professora Ana Maria.


Através das atividades, temas, abordagem e conteúdo, o Proerd faz muito sucesso entre os alunos. “O que eles devem fazer, lugares que devem ou não frequentar, como agir em determinadas situações, o que prejudica a saúde. Tudo isso passado de uma forma dinâmica e atual, para que as crianças possam entender os temas da melhor forma possível”, diz Ana Maria.


No final do curso, haverá uma redação para apresentar o que os alunos aprenderam durante o programa. A melhor redação da sala será premiada no dia 29 de junho, na formatura das turmas do Proerd, no Clube XI de Agosto.