Cadastro Controle de Acesso
Concurso de Bolsa
Institucional
Melhores Cabeças
Drive

5/30/17 - Utilizando o planetário do Colégio Objetivo, OBA 2017 contou com preparação inédita

A preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2017, realizada no dia 19 de maio, contou com um diferencial em relação aos anos anteriores. Principalmente para as turmas do Fundamental I.


Além das aulas da grade curricular, os alunos tiveram a disposição o planetário da escola como um ambiente frequente de estudo. O processo foi realizado pela professora Juliana Aparecida Vieira, que possui extensão em astronomia e astrofísica pela USP.


“O Objetivo Tatuí é uma das poucas escolas no Brasil a contar com um planetário fixo. Foi um processo novo, tivemos que pesquisar bastante, pois não há um planejamento específico para astronomia para crianças. O conteúdo foi criado de acordo com cada ano, adaptado pela idade das crianças”, conta Juliana.


Por ser um tema muito complexo, Juliana diz que as crianças devem ter contato de uma maneira que possam assimilar. “Criamos vídeos, jogos, atividades específicas para que os alunos tivessem um contato mais próximo com os assuntos, de um jeito que não os confundissem”. 


Outro ponto animador para Juliana, foi o retorno das crianças em relação as atividades, as quais foram muito bem aceitas. “A forma que os alunos aproveitaram, nas aulas e até mesmo em casa, me deixou muito feliz. Alguns pais vieram falar comigo sobre o quanto seus filhos estão empolgados com o tema. Assistem vídeos, baixam aplicativos relacionados para o celular. É gratificante. Alimenta e mostra o quanto a ciência pode ser apaixonante”.